Quarta-feira, 23 de Junho de 2010

Aqui fica a crónica que escrevi para a revista The Place, disponível aqui e em todos os clubes Holmes Place por esse país fora.

Leiam-na vocês porque os sócios do ginásio já sabemos que não são muito dados a volumes com mais de sete caracteres.

 

BATIMENTOS POR MINUTO

 

O bolo alimentar da massa adepta

 

“A satisfação está no esforço e não apenas na realização final”, dizia Gandhi (calma, não párem já de ler, há uma razão válida para ter começado com esta citação). Por aqui bem se vê que Gandhi nunca trocou as suas sandálias por uns ténis para ir ao ginásio. Conhecemo-lo como pacifista, o que não é mais que um eufemismo para preguiçoso. O que dizer duma pessoa que passa o dia enrolada num lençol? Se alguma vez tivesse tentado fazer uma aula de step, Gandhi retirava o que disse. Durante o esforço não há satisfação alguma. Há sofrimento sob a forma de suor, apenas. Admiro a perseverança dos atletas de alta competição. E confesso até me identifico com um deles: Marco Fortes, autor da frase “de manhã só é bom é na caminha”. Concordo com ele sempre que o despertador me obriga a ir para o RPM às 7 da manhã. A verdade é que o atletismo não seduz os portugueses. Estranhamos que alguém corra sem ter à sua frente uma bola. O andebol idem. Faz-nos confusão que as pessoas possam agarrar a bola com a mão sem que se clame por falta. No rugby chocamo-nos com tanta violência dentro do campo e não fora. Do golf talvez venhamos a gostar um dia, quando houver adeptos a arremessar bolas de futebol para dentro do green. Em Portugal só há lugar para o futebol e seus derivados: o futsal, equivalente futebolístico das danças de salão (infelizmente sem a parte da indumentária, era espectacular ver Ricardinho envolto em folhos), o futebol de praia e os desafios solteiros vs. casados. Já pararam para pensar o que mais nos fascina no futebol? Estou em condições de adiantar que é a comida. Não há desporto que faça mais pelo bolo alimentar do que o futebol. É uma actividade que vai bem com tudo. Uma febra não cai tão bem se estivermos a assistir a uma emocionante final de bilhar e os tremoços podem resultar em indigestão enquanto vemos natação sincronizada. Daí que não demos grande valor ao alpinismo – um desporto em que a única comida possível tem de ser liofilizada e desidratada. De que vale chegar ao pico do Annapurna se não se pode comemorar com um Bacalhau à Gomes de Sá? Sinceramente ainda não percebi se o contentamento de João Garcia se deve a escalar as mais altas montanhas ou ao facto de o conseguir sem perder mais nenhum membro. É que consta que já o apelidam de Michael Jackson dos Himalaias. No futebol, Taça de Portugal é sinónimo de sardinhada e apoiar a selecção nacional é o pretexto ideal para um mega piquenique. A juntar a isto, um dos grandes patrocinadores do Mundial é uma cadeia de fast food, que na sua campanha lança a pergunta: “ Que tal ires ao Mac e acabares na África do Sul?” Eu acho péssimo, parece-me sinal de rapto para extracção de órgãos.

 

(Nota: na mesma revista há ainda lugar para uma crónica da ilustre Susana Romana, com ilustrações do não menos ilustre Ricardo Galvão)

 



escrito por Joan@ às 01:11
dizer coisas | partilhar

2 comentários:
De Pedro a 23 de Junho de 2010 às 11:51
Bom dia,

O Monstro Bolero está novamenteem destaque nos Blogs do SAPO, em http://blogs.sapo.pt

Parabéns e boa continuação!

Pedro


De Miss G a 23 de Junho de 2010 às 16:26
Parabéns Monstro. Parabéns Joan@.


Comentar post

contacto
joanabm@gmail.com
monstro's book
o chefe recomenda...
já moles...
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


acabados de fazer...

2012 - ainda posso submet...

Aniversários

balançar 2011

O medo é uma cena que me ...

"Férias são férias, aqui ...

O ano dos avós

Sobre o tradutor da TV7 D...

Tenho para mim que...

tags

todas as tags

subscrever feeds